Mercado
Spot
Futuros
Finanças
Promoção
Mais
Zona de iniciantes
Fazer Login
Academia de CoinEx

O que é Blockchain: o futuro da internet

2023-03-31 07:14:20

Blockchain tem recebido muita atenção nos últimos anos e teve um aumento em seu uso. O Bitcoin, uma criptomoeda conhecida, é uma aplicação da Blockchain que não só resolve efetivamente o problema de gastos duplos, mas também pode certificar a legitimidade dos dados de transação sem depender de uma autoridade centralizada. Portanto, aplicações que usam a tecnologia Blockchain como sua base têm a garantia de dados imutáveis e seguros.

Ligação entre redes

O que é uma Blockchain?

Uma blockchain é um banco de dados distribuído que é compartilhado entre nodes da rede de computadores que estão ligados peer-to-peer sem autoridade central. Uma blockchain salva dados eletronicamente em formato digital, conhecidos como registros do banco de dados. As blockchains são conhecidas por seu papel crucial para as criptomoedas, como o Bitcoin, onde elas mantêm um registro seguro e imutável de transações de forma transparente. 

Todos os nodes da rede blockchain armazenam dados e registros de transações, e os nodes se comunicam entre si por meio de uma rede baseada em consenso. Cada node armazena todos os dados da blockchain. Os nodes autenticam individualmente as transações recebidas e as incluem como novos dados ou blocos de transação.

Características da Blockchain 

1. Imutabilidade

Uma das principais vantagens da blockchain é a criação de registros imutáveis. Qualquer banco de dados centralizado está fadado a violações e fraudes, dado que precisa de confiança em um terceiro para manter o banco de dados seguro.

Uma Blockchain, como do Bitcoin, mantém seus registros seguindo indefinidamente. Cada node do sistema tem uma cópia dos dados digitais e registros. Cada node deve validar uma transação antes de adicioná-la à blockchain, se a maioria dos nodes concordar com base no consenso subjacente, ela será registrada no livro-razão. Isso aumenta a transparência e torna o sistema invulnerável à corrupção. 

Ninguém pode voltar atrás e editar os blocos de transação depois que eles são adicionados ao livro-razão.

2. Sistema Descentralizado

Um sistema descentralizado é simplesmente um sistema sem autoridade central que o governe ou controle. No contexto da tecnologia blockchain, em um sistema descentralizado, apenas o proprietário tem controle direto sobre sua conta por meio de uma chave privada que está anexada à conta, permitindo que o proprietário transfira seus ativos para qualquer pessoa que desejar. 

A tecnologia blockchain tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficiente para descentralizar a internet, o que tem o potencial de ser nada menos que uma revolução no mundo da internet. Por isso faz sentido dizer que a blockchain é o futuro da internet. 

Usos da descentralização

Transparência: 

Devido à natureza descentralizada da tecnologia blockchain, o perfil de cada participante é verificável. Cada modificação na blockchain é pública, aumentando a sua confiabilidade.

 Sem intermediários:

A estrutura descentralizada da tecnologia resulta em um sistema que não depende de empresas terceirizadas e administradores centralizados, o que elimina despesas e riscos adicionais.

Zero fraudes: 

Não há como alguém te fraudar, dado que o sistema funciona com algoritmos de forma automatizada e descentralizada.

Controle de usuário:

Os usuários têm controle sobre seus ativos, graças à descentralização. Eles não precisam mais depender de autoridades centrais para manter seus ativos seguros. 

3. Segurança e Privacidade

A blockchain usa criptografia de chave pública para proteger a segurança dos dados. Os usuários podem criar seus próprios pares de chaves, que incluem uma chave privada e uma chave pública no momento da criação da conta. 

A chave privada é usada para assinar ou autenticar dados, e a chave pública é usada para validar os dados assinados. Os dados sempre permanecerão seguros desde que o proprietário da conta blockchain mantenha a chave privada em sigilo. Cada usuário de uma conta Blockchain é anônimo, e cada usuário pode ter inúmeros endereços. Quando se usa o sistema, apenas um endereço é utilizado para identificação, e sendo um endereço anônimo, raramente pode ser associado a uma pessoa, garantindo a privacidade do usuário.

Bloqueio de combinação

A integridade das transações é validada por meio do consenso em que os nodes, ou computadores na rede peer-to-peer, concordam, e após verificação, as transações são adicionadas aos dados da rede sequencialmente. Esses dados estão na forma de blocos, e é assim que o nome "blockchain" surgiu. 

A tecnologia tem sido amplamente utilizada e melhorada, visto que as violações de dados se tornaram cada vez mais regulares. As informações pessoais e os dados são frequentemente mantidos, manuseados e mal utilizados, vendidos, constituindo um risco à privacidade. Muitas pessoas agora defendem a implementação generalizada da tecnologia Blockchain devido a seu poder de aumentar a privacidade do usuário, a segurança e a propriedade dos dados.

Blockchain nas Finanças

A tecnologia Blockchain tem o potencial de melhorar a transparência na indústria financeira, torná-la menos vulnerável a fraudes e mais econômica para os clientes. A tecnologia blockchain facilita o aumento da transparência porque os consumidores realizam ações em um livro público que são asseguradas por nodes de rede peer-to-peer por meio do consenso. 

Além disso, a blockchain tem o potencial de aumentar a transparência da indústria financeira. Essa transparência pode expor vulnerabilidades como fraudes, permitindo que as instituições financeiras corrijam problemas e reduzam riscos.

Bitcoin

As instituições financeiras enfrentam muitos desafios ao processar transferências de dinheiro para diferentes países. Todos os anos, bilhões de dólares são movimentados em todo o mundo, e o processo é tipicamente caro, demorado e falível.

Com a tecnologia blockchain, tudo isso pode mudar. Os bancos podem aproveitar a tecnologia blockchain para economizar tempo e dinheiro em transações internacionais. Os indivíduos podem usar transferências de dinheiro em blockchain para realizar transações eletrônicas com seus dispositivos móveis, eliminando a necessidade de visitar uma empresa física só para transferir fundos, desperdiçar tempo para processar a transferência e também pagar taxas de transação elevadas.

Blockchain na Educação

Existe um lugar para a blockchain em outras indústrias, como a educação?  

Aproveitar a blockchain na educação garante segurança e transparência de dados no setor educacional. Alguns setores na educação em que a blockchain pode ter impacto incluem:

1. Histórico dos estudantes: 

A blockchain pode ser usada para atualizar registros de estudantes como notas, emitir históricos automaticamente e permitir que os alunos acessem seus dados imutáveis de forma segura. A tecnologia blockchain pode melhorar as operações mais trabalhosas de faculdades e universidades.

2. Armazenamento do Histórico:

O currículo escolar, bancos de dados, documentos regulatórios, históricos e outros documentos podem ser armazenados em um armazenamento em nuvem baseado em blockchain por institutos e universidades.

3. Avaliações de Cursos:

Também podem ser usadas para construir contratos inteligentes. Isso permite que o instrutor do curso crie um contrato inteligente que delineie as tarefas que devem ser realizadas para que o curso seja concluído.

O contrato inteligente certifica cada tarefa concluída por um aluno. Se todas as atribuições forem concluídas, os alunos obterão crédito pelo curso.

A Blockchain é uma tecnologia que revolucionará quase todos os setores industriais e ainda está em sua fase inicial, pois é majoritariamente aplicável às criptomoedas. Existem milhares de indústrias pesquisando maneiras de aproveitar essa tecnologia para resolver o problema de segurança, transparência e imutabilidade de registros. 

A corrupção fez com que muitas pessoas se interessassem pela natureza descentralizada da tecnologia blockchain, com a perspectiva de eliminar intermediários (terceiros) e autoridades centrais corruptas, dando origem a um mundo peer-to-peer descentralizado.

Artigo Passado
O que é Polygon Matic?
Artigo Próximo
O que são Velas de Martelo (Hammer Candlestick)?