Mercado
Spot
Futuros
Finanças
Promoção
Mais
Zona de iniciantes
Fazer Login
Academia de CoinEx

O que é a Blockchain Polkadot?

2023-04-14 08:06:59

Polkadot é uma blockchain multichain projetada para permitir computação descentralizada escalável e interoperabilidade. 

A Polkadot é uma blockchain de blockchains que resolve o problema de interoperabilidade em sistemas descentralizados. A Polkadot Network é uma rede multichain que permite que blockchains se conectem e compartilhem segurança com outras blockchains.

Isso é feito usando uma única rede de retransmissão comum à qual outras blockchains conhecidas como parachains estão vinculadas, permitindo que elas participem do protocolo de consenso da rede. Aprenderemos sobre redes de retransmissão e parachains em detalhes no próximo subtópico.

Uma blockchain pode ser pensada como um node na Polkadot porque conecta blockchains e permite que blockchains interajam e troquem valores entre si, aumentando assim a interoperabilidade. As organizações podem aproveitar a Multi-chain da Polkadot para construir um sistema Blockchain que roda diretamente na rede da Polkadot e se comunica com outras blockchains na rede. 

O token nativo da blockchain Polkadot é a criptomoeda DOT, ele é usado no processamento de transações e também para participar da governança da Polkadot Network.

Polkadot emprega uma técnica de governança avançada que permite o seu desenvolvimento ao longo do tempo sob a direção dos seus stakeholders descentralizados. O objetivo final é que a maioria dos stakeholders possa sempre governar a rede.

Para uma funcionalidade mais rápida e barata, aplicações em outras blockchains e ativos podem ser incorporados ao ecossistema Polkadot.

Polkadot Network.

Relay Chain da Polkadot 

É o componente central da rede Polkadot. A Relay Chain coordena e define como as parachains se comunicam umas com as outras.

A Relay Chain tem várias funções, ela que garante que as parachains operem de acordo com o protocolo definido e que as parachains se comuniquem conforme o consenso da rede Polkadot.

As parachains que estão vinculadas a essa rede auxiliam no fortalecimento da segurança dentro da Relay Chain. Se a Relay Chain for revertida por qualquer motivo, todas as parachains na rede Polkadot também serão revertidas, mantendo assim o consenso e o protocolo unificado.

Parachains da Polkadot 

As parachains da Polkadot são blockchains autônomas com seus próprios tokens nativos que podem ser utilizados para casos de uso específicos. Parachains são os componentes chave da Polkadot.

A blockchain heterogênea fragmentada foi desenvolvida e essa característica permite que cada fragmento ou blockchain na rede tenha seu próprio design exclusivo, ou personalizado. Esses fragmentos personalizados são conhecidos como parachains.

Em geral, as parachains são em forma de blockchain, mas não é obrigatório que sejam blockchains reais.

Pontes Polkadot 

Uma ponte blockchain é uma conexão que permite que valores e/ou recursos sejam transferidos entre parachains. Todas as blockchains têm seu próprio conjunto de protocolos, regras, governança e consenso, as pontes Polkadot foram desenvolvidas para superar essas diferenças e permitir a interoperabilidade segura entre diferentes blockchains.

Substratos da Polkadot 

É uma estrutura de construção de blockchain que permite aos desenvolvedores criar rapidamente e sem esforço blockchains à prova de futuro que são otimizados para qualquer caso de uso.

O sistema de transações paralelas da Polkadot, transferências entre redes e uma rede de suporte em expansão destina-se a conectar-se perfeitamente a redes baseadas em substratos.

DOT Dados e Tokenomics 

Os tokens DOT podem ser comprados e negociados em exchanges de criptomoedas centralizadas e descentralizadas famosas. Corretoras centralizadas confiáveis como a CoinEx, Binance, Coinbase, etc, e exchanges descentralizadas como Zero Exchange, Polkaswap, Polkadex e Mangata.

DOT Dados e Tokenomics

Características da Polkadot

1. Governança da rede

A criptomoeda nativa da Polkadot, DOT, é usada para governar a rede e tomar decisões descentralizadas sobre a direção que a rede toma. Os participantes da rede que tomam decisões são conhecidos como stakeholders. As atualizações de rede são incorporadas na rede e realizadas de forma autônoma.

2. Segurança

A rede Polkadot permite que as redes se comuniquem e troquem recursos e valores, enquanto mantêm sua autonomia na governança, elas são muito coesas na segurança.

3. Atualizações de rede sem fork

Para integrar novos recursos na rede ou corrigir problemas, a Polkadot pode ser atualizada sem a necessidade de hard forks. Um fork ocorre quando os protocolos de rede ou consenso são alterados.

O Ethereum está passando por uma grande fork, com os participantes da rede e mineradores mudando de consenso proof-of-work para proof-of-stake. A Polkadot pode se adaptar facilmente a novos desenvolvimentos e se aprimorar à medida que surgem melhores tecnologias devido a esse recurso sem fork.

4. Escalabilidade das Transações 

A Polkadot permite escalabilidade distribuindo transações pela multichain. Os mineradores validam transações em várias blockchains, garantindo que a multichain seja transparente e segura.

Os mineradores recebem o token nativo da Polkadot "DOT" como recompensa por validar as transações e manter a multichain segura.

5. Interoperabilidade

A Polkadot é uma rede multichain que foi construída principalmente com o propósito de interoperabilidade entre blockchains. Construir sua blockchain na Polkadot permite que você se comunique com uma ampla variedade de blockchains e compartilhe valores e recursos entre si.

6. Blockchains personalizadas

Blockchains personalizados podem ser desenvolvidos na Polkadot usando a estrutura de substratos.

Conclusão 

Em resumo, Polkadot é uma blockchain desenvolvida para resolver o problema de escalabilidade e possibilitar a interoperabilidade de blockchains.

Blockchains já desenvolvidas podem ser implementadas na Polkadot como parachains e elas são vinculadas, se comunicam, compartilham valores e recursos por um consenso seguindo o protocolo definido pela Relay Chain.

É possível desenvolver Blockchains em minutos usando o recurso substratos da Polkadot, uma estrutura de construção de blockchain que permite aos desenvolvedores criar rapidamente e sem esforço blockchains otimizadas para qualquer caso de uso.

Artigo Passado
O que é Dogecoin?
Artigo Próximo
Mudanças no mercado cripto após a atualização Shapella