Fiat
Mercado
Spot
Futuros
Finanças
Promoção
Mais
Zona de iniciantes
Fazer Login
Academia de CoinEx

Kaspa, uma estrela em ascensão

2023-05-11 08:58:17

versão melhora significativamente o desempenho geral do Kaspa, ao mesmo tempo em que estabelece as bases para um desenvolvimento de biblioteca de código mais rápido e eficiente.

O que é Kaspa?

Baseando-se em sua tecnologia BlockDAG (Directed Acyclic Graph), o Kaspa é amplamente considerado a rede PoW mais rápida. Essa arquitetura inovadora de livro-razão é a primeira do mundo a oferecer suporte a blocos paralelos e finalização de transação instantânea.

O que diferencia o Kaspa é a utilização do protocolo PHANTOM, que permite altas taxas de bloqueio, elimina blocos órfãos e mantém um ambiente PoW seguro.

Novo Bloco da Kaspa

Dados de mercado do site da CoinEx mostram que o token nativo do Kaspa, KAS, experimentou um crescimento explosivo desde março, com o preço do KAS atingindo 0,0388 USDT em 3 de abril, um aumento impressionante de 205% em comparação com o período anterior.

Preço KAS

Fonte: Dados de mercado do site da CoinEx

O súbito aumento do Kaspa foi uma coincidência ou uma necessidade? O que fez o Kaspa se destacar? Este artigo visa analisar o potencial futuro e as oportunidades de desenvolvimento a partir de duas perspectivas.

Rust Rewrite pode abrir uma nova era

A escalabilidade é um dos recursos mais notáveis do Kaspa. Em novembro de 2021, foi lançada sua mainnet (rede principal), escrita em Golang (também conhecido como Go). Ao contrário de outras criptomoedas com tamanhos de bloco limitados, o KAS possui um tamanho de bloco ilimitado, permitindo o processo de mais transações por segundo (TPS) e tornando-o mais eficiente e rápido.

Em julho de 2022, os desenvolvedores começaram a reescrever Kaspa em Rust e a versão Rust Alpha foi lançada oficialmente em abril. O modelo de propriedade do Rust e o controle de baixo nível sobre o gerenciamento de memória facilitam a escrita de código simultâneo e paralelo, permitindo que a plataforma processe mais transações sem comprometer a velocidade.

Estima-se que o Rust Alpha possa processar até 32 blocos por segundo (BPS), o que é 32 vezes mais rápido que o valor anterior de 1 BPS habilitado pelo Kaspa escrito em Go. Além disso, a reescrita do Rust aprimora a segurança, escalabilidade, confiabilidade e capacidade de manutenção do Kaspa.

A escalabilidade sempre foi um desafio enfrentado por muitas redes no ecossistema cripto. O Kaspa resolve esse problema aumentando o número de blocos gerados e confirmados por segundo.

Após a reescrita em Rust, a rede pretende atingir uma velocidade de processamento de 100 BPS (blocos por segundo). Isso significa que lidaria com transações massivas de maneira mais suave e eficiente no futuro, o que é bastante atraente para desenvolvedores, usuários e empresas.

Logo de Kaspa

A surpresa da indústria de mineração de criptomoeas seguindo o Ethereum

Desde que o Ethereum mudou do consenso PoW para PoS no ano passado, o KAS entrou no radar dos mineradores que utilizam GPU e é amplamente considerado um dos tokens mais lucrativos para mineração com GPU.

O Kaspa utiliza o algoritmo KHeavyHash e otimiza a segurança e a velocidade com base no protocolo PHANTOM, uma generalização escalável do Consenso de Nakamoto (consenso do Bitcoin).

Taxas de bloqueio lentas das criptomoedas tradicionais levam a grandes disparidades na receita de mineração, mas a taxa de bloqueio rápida do Kaspa na camada de consenso reduz a diferença, contribuindo assim para a descentralização da mineração.

Ao utilizar a tecnologia BlockDAG e otimizar o protocolo de mineração PoW, o Kaspa permite que os blocos referenciem vários blocos anteriores em vez de um único bloco pai.

Essa abordagem é superior aos modelos blockchain únicos ou paralelos, pois nenhum bloco é desperdiçado ou órfão no Kaspa. Todos os blocos são publicados no registro, garantindo que nenhuma capacidade de mineração seja desperdiçada.

Com sua tecnologia única e inovadora, o Kaspa melhorou significativamente o desempenho da mineração e ganhou popularidade crescente entre os mineradores. Segundo o MinerStat, o KAS atualmente ocupa o primeiro lugar entre as moedas em tendência que utilizam PoW.

Classificação KAS

Fonte: MinerStat

O Kaspa é pioneiro no campo emergente do BlockDAG, com uma vantagem significativa nesta tecnologia inovadora. Sua escalabilidade permite TPS e BPS mais altos sem comprometer a segurança.

Desde o lançamento da mainnet, o KAS aumentou, mesmo durante a baixa do mercado. Vale ressaltar que o KAS ainda não experimentou um mercado em alta no sentido real. Em outras palavras, seu preço pode aumentar mais de 50 vezes durante a próxima alta do mercado.

Após a transição de Go para Rust, será iniciada a implementação da integração de contratos inteligentes em maio, aumentando ainda mais seu desempenho. No futuro, o Kaspa provavelmente se tornará a rede descentralizada mais rápida, segura e escalável da história.

*Este artigo não constitui nenhum conselho de investimento

Artigo Passado
Como as DAOs na Web3 mudam as relações de produção?
Artigo Próximo
Como minerar Bitcoin pelo celular