Fiat
Mercado
Spot
Futuros
Finanças
Promoção
Mais
Zona de iniciantes
Fazer Login
Academia de CoinEx

O que são corretoras de criptomoedas

2023-05-05 08:45:38

Entenda o que são as corretoras de criptomoedas, como funcionam e quais são suas principais características.

Fonte: Freepik

As criptomoedas tornaram-se destaque no mercado financeiro mundial, principalmente após a pandemia, momento no qual, com o aumento da inflação, as pessoas passaram a buscar um novo refúgio para os seus investimentos.

Para quem está iniciando no mercado, a primeira pergunta que surge é “onde posso comprar criptomoedas?” Para isso, existem as corretoras, também chamadas de exchanges, que permitem a negociação desses ativos digitais. 

Nesse artigo, vamos explorar mais o funcionamento dessas plataformas e como elas podem ser úteis para quem deseja investir no mercado, mostrando como o novo investidor pode escolher uma corretora de confiança, quais pontos deve avaliar e os cuidados necessários antes de começar. 

O que são corretoras de criptomoedas?

As corretoras de criptomoedas, conhecidas como exchanges, são as empresas  intermediárias que permitem a negociação de ativos digitais como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE), entre outras. Elas são bem similares a uma corretora de finanças tradicionais para compra de ações, mas focadas nos ativos do mercado de criptomoedas. 

Portanto, as corretoras visam fornecer uma plataforma segura e confiável para que os investidores possam comprar e vender criptomoedas. Além disso, também podem proporcionar recursos que tornam seu uso mais atrativo, como o processo de staking, onde você pode obter uma renda passiva com criptomoedas. 

Cada plataforma tem suas vantagens e algumas podem ter até uma carteira para que você armazene as criptomoedas adquiridas. Há também a opção de enviar os ativos para outra carteira e usar a corretora somente para vender ou comprar determinada moeda.

Principais características 

As corretoras possuem características distintas que as diferenciam de outras plataformas. Algumas delas são: 

  • Regulamentação: recentemente, os governos passaram a estudar e discutir possibilidades de regular o mercado de criptomoedas, diferente, por exemplo, do mercado tradicional. 
  • Taxas: cada exchange possui uma taxa diferente de transação, tanto para compra e venda, quanto para depósito e saque. 
  • Variedade de criptomoedas: assim como as taxas, cada corretora escolhe uma moeda para listar. Não são todas que possuem as diversas opções do mercado. Algumas selecionam apenas as principais para as manter listadas para negociação. 
  • Tipos de ordens de compra e venda: no mercado de criptomoedas, as corretoras oferecem diferentes tipos de ordens de compra e venda dos ativos digitais para ajudar os usuários a gerenciar suas negociações, podendo optar por ordem de limite, por exemplo. 
  • 24 por 7: essa característica é de todas as corretoras de criptomoedas, em que costumam funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Diferente do mercado financeiro tradicional que segue o horário comercial, o de cripto não para até nos feriados. 

Como escolher uma corretora de criptomoedas

Saber qual corretora comprar criptomoedas faz parte de um minucioso processo de análise considerando algumas características, como as mencionadas acima. Entretanto, é importante verificar se a exchange implementa também medidas de segurança.

Além disso, veja a reputação em sites como Reclame Aqui. Isso ajuda a determinar a confiança e segurança da plataforma. É fundamental uma pesquisa minuciosa, já que você vai depositar seu dinheiro e manter suas criptomoedas por lá. 

Para quem está iniciando, vale também observar a facilidade que você tem com a exchange. Uma opção é criar a conta e verificar as moedas que a corretora possui, adquirindo mais familiaridade com a plataforma antes de começar a investir. 

Não esqueça de verificar as características mencionadas nesse artigo e entender preços, oferta das criptomoedas e liquidez. Escolher uma plataforma faz parte de um processo de análise importantíssimo, afinal, seus ativos precisam estar em segurança e com a melhor opção de rendimento.

Cuidados necessários para negociar em exchanges

Por fim, como reforçamos nos artigos, o mercado de criptomoeda é volátil. Portanto, quanto maior o retorno, maior serão também os riscos. Além da volatilidade para se ter cuidado ao negociar em exchanges, fique atento para promessas de lucro alto que resultam em fraudes e golpes. 

Por ser um mercado novo, as criptomoedas ainda estão passando por regulamentação, e é preciso ter cautela na hora de investir. Fique atento na escolha da plataforma para não gerar falhas que envolvam a perda do seu ativo e cuide das suas senhas, mantendo, no mínimo, a autenticação de dois fatores. 

Conclusão

Em resumo, as exchanges são plataformas que permitem aos investidores a compra e venda de ativos digitais, além de seu armazenamento, atuam como intermediários entre a pessoa e o mercado cripto. 

Diferente do mercado tradicional, esse novo ecossistema possui diferentes características, como uma variedade de ativos disponíveis, diferentes tipos de ordens de compra e venda, e taxas que diferem de uma corretora para outra.

Ao escolher uma corretora de criptomoedas, é importante verificar os pontos mencionados acima, para manter a segurança e a facilidade no uso da plataforma, afinal, cada pessoa pode se identificar com uma exchange.

Nesse mercado, é essencial que o investidor faça sua própria avaliação de cada moeda e corretora, sendo zeloso para não correr riscos. Seguindo as orientações deste artigo e de outros que você encontra aqui na CoinEx, é possível entrar para o universo cripto com mais confiança e assertividade. 

Artigo Passado
O que é criptografia simétrica
Artigo Próximo
Explorando o mundo cripto: junte-se ao Mês da Pizza na CoinEx para vários eventos de premiação!